“Só sei que já tentei de tudo sozinho, e só agora percebi que precisava procurar por ajuda.”

A psicoterapia é um instrumento de auxílio as pessoas no lidar com conflitos, no enfrentamento de dificuldades, na compreensão e vivência das relações (sociais, afetivas, etc), na busca por um melhor auto conhecimento, qualidade de vida e conseguir ter uma consciência maior sobre os próprios comportamentos, a forma como seus pensamentos funcionam, adquirindo então o domínio de sua história.

No começo de todo processo psicoterápico, as pessoas se sentem aliviadas, relatam o peso que tiraram das costas naquele momento de desabafo, de conforto, de fala sobre as dificuldades que vêm enfrentando ao longo dos tempos. Isso porque o momento da terapia é um espaço no tempo e lugar, em que a pessoa encontrará um ambiente e um relacionamento de confiança onde se sentirá confortável em expor os momentos e também os sentimentos mais difíceis de sua vivência até o momento. No entanto, também será neste momento em que irá reavaliar suas conclusões de vida, seus pensamentos e comportamentos, trazendo novas conclusões sobre a vida e para a vida.

O que acontece durante todo esse processo é a descoberta de si mesmo, a pessoa começa a reconhecer suas características assim como identificá-las e assim, poderá lidar melhor com seus pensamentos e sentimentos, adequando os comportamentos e atitudes em busca de definições e escolhas ligadas aos seus objetivos, suas vontades e desejos e acima de tudo, lhe assegurando uma boa qualidade de vida, aprendendo então a lidar melhor com suas emoções e planejamentos de vida, com mudanças significativas em com a maneira como lida e enfrenta seus anseios, seus medos, sonhos e dúvidas.Aos poucos, perceberá que a visão de sua história, desde a infância terá outro peso na medida em que olhar para si de acordo com o real momento em que vive. Os traumas sofrem um redimensionamento e passam a se tornar apenas lembranças de uma vida e não mais atormentar o comportamento e sua forma de viver.

Não há dúvidas de que a terapia tanto individual quanto em grupo proporciona os mais diversos benefícios para cada pessoa de acordo com sua vivência e suas experiências. Porém, este processo exige uma vontade, uma persistência em se chegar à origem dos problemas, a força e coragem de olhar para si mesmo e seus medos na busca por uma vida mais alegre, perspicaz e cheia de disposição para os futuros desafios.

Com isso, para concluir, preciso deixar claro que a busca pela psicoterapia pode se iniciar pelos mais diversos tipos de situações e dificuldades como: o sofrimento em conflitos conjugais e familiares, transtornos emocionais como as manifestações psicossomáticas e os transtornos de ansiedade, entre outros; momentos da vida como as transições e mudanças que se exigem em uma transição de fases da vida, etc.

A psicoterapia é o instrumento para se compreender e mudar padrões de comportamento e pensamento, não só na vida individual, mas também no vínculo interpessoal, desenvolvendo então a habilidade e conhecimento necessário para se enfrentar a vida e seus incontáveis sofrimentos, buscando o desenvolvimento de uma auto-estima positiva, com auto-aceitação de suas fragilidades e vulnerabilidades, permitindo a pessoa uma nova forma de viver e se relacionar socialmente.

Consultório
Rua Martiniano de Carvalho, 864 – Cj 907
Bela Vista
Próx. ao Metrô Vergueiro (200m.) e Shop. Paulista (200m.)
São Paulo
Fone: (11) 3481-0197
E-mail: psicoclinicas@yahoo.com.br
Site: http://sites.google.com/site/psicoclinicas/

Anúncios