As pessoas em todo o mundo são mais felizes durante a manhã e tarde da noite, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado nesta quinta-feira, que analisou milhares de mensagens no site de microblog Twitter.

Sociólogos da Universidade Cornell, no norte do estado de Nova York, utilizaram programas de informática de linguagem para detectar a presença de palavras positivas em 509 milhões de tweets de 2,4 milhões de usuários em 84 países diferentes em um período de dois anos.

Os picos positivos no humor foram detectados bem cedo, mas começaram a cair no meio da manhã, quando a maioria das pessoas inicia seu dia de trabalho.

Outro pico positivo foi observado por volta da meia-noite, seguido por uma “forte queda” para sentimentos negativos, como angústia, medo, raiva, culpa e desgosto, durante as horas da noite, informou o estudo publicado na revista Science.

O maior número de palavras que indicam bom-humor, entusiasmo, alegria, atividade e estado de alerta foram observados nos sábados e domingos, “o que indica as possíveis consequências do estresse relacionado com o trabalho, com a falta de sono e por começar cedo o dia”.

As amostras de países de maioria muçulmana, onde os fins de semana são nas sextas-feiras e nos sábados, como os Emirados Árabes Unidos, mostraram o mesmo padrão nestes dias em relação ao observado em outros países aos sábados e domingos.

O inglês foi o único idioma analisado, embora os usuários da rede de microblogs sejam provenientes de todo o mundo.

O emoticon que mostra uma cara feliz ou triste, com o qual a tecnologia moderna permite descrever todas as emoções, foi de pouca ajuda na análise, já que “seu uso foi muito escasso para poder detectar um padrão consistente”, indicou o estudo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2011/09/29/estudo-mostra-que-pela-manha-e-tarde-da-noite-as-pessoas-sao-mais-felizes.jhtm

Consultório
Rua Martiniano de Carvalho, 864 – Cj 907
Bela Vista
Próx. ao Metrô Vergueiro (200m.) e Shop. Paulista (200m.)
São Paulo
Fone: (11) 3481-0197
E-mail: psicoclinicas@yahoo.com.br
Site: http://sites.google.com/site/psicoclinicas/

Anúncios