companheirismodemc3a3osdadasfeito

Teoricamente, a sexualidade inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, sendo despertando por volta dos 12 anos de idade (Art. 2º – Estatuto da Criança e do Adolescente). Entretanto, em prática, não se configura exatamente desta forma.

Sexualidade é a expressão do afeto e contato, e que traz sensações prazerosas para cada um. É o toque, o abraço, o gesto, a palavra que transmite prazer entre pessoas e que temos desde antes de nascer, na barriga da mãe, quando bebês e durante toda a vida.

Conforme vamos crescendo, descobrimos também o prazer provocado pelo contato sexual, através do estímulo que fazemos em nós mesmos ou com outras pessoas. Essa forma de exprimir a sexualidade vai se juntar às outras maneiras de contato que já vivemos desde bebês, gerando a sexualidade adulta.

O conceito de sexualidade é confundido, muitas vezes, com o do sexo. Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que a sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com outro indivíduo através do sexo. Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita de relação com o sexo, uma vez que se define pela busca de prazeres, sendo estes não apenas os explicitamente sexuais.

Existem diferentes abordagens do tema que variam de acordo com concepções e crenças convenientes a cada um. Em alguns lugares podem-se encontrar visões preconceituosas sobre o assunto. Em outros, é discutido de forma livre e com grande aceitação de diferentes olhares ao redor do termo. Algumas vertentes da psicologia, como a psicanálise Freudiana, consideram a existência de sexualidade na criança já quando nasce. Propõe a passagem por fases que contribuem ou definem a constituição da sexualidade adulta que virá a desenvolver-se posteriormente.

É muito importante entender que entre a busca de prazer e o encontro deste existe uma distância. O encontro do prazer no exercício da sexualidade depende de uma série de fatores, que compõem a história das pessoas: sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Fonte: https://sites.google.com/site/psicoclinicas/home/sexualidade

Consultório
Rua Martiniano de Carvalho, 864 – Cj 907
Bela Vista
Próx. ao Metrô Vergueiro (200m.) e Shop. Paulista (200m.)
São Paulo
Fone: (11) 3481-0197
E-mail: psicoclinicas@yahoo.com.br
Site: http://geocities.yahoo.com.br/psicoclinicas

Anúncios