fogos11

 

 

 

 

 

O tempo é marcado pelas marcas que nos deixa. Marcas na alma, que nos fazem mais maduros na busca de soluções que nos façam espelhar, pelos olhos, mais amor e compreensão; marcas no coração, que nos fazem aquecer o afeto e destinar nossos melhores desejos a todos que amamos, estejam longe ou perto, pois para o coração não existem distâncias físicas ou temporais, mas simplesmente o momento presente com todo o tempo passado a ele somado; marcas deixadas pelas injustiças, incompreensões e mágoas que voluntária ou involuntariamente despejaram sobre nossos ombros e nos tiraram um pouco do colorido de nossas lembranças, mas jamais terão forças para apagar as marcas de carinho, gratidão e amor que poderão recuperar o colorido temporariamente perdido; marcas físicas deixadas sobre nosso corpo e no seu interior, pois o tempo nos leva a juventude e com elas um pouco das forças recuperadoras de nossas células, de nossos hormônios e de nossas naturais resistências orgânicas.

Cada detalhe de nosso espírito, cada detalhe de nosso corpo e cada detalhe de nossa mente, responde pela forma como cuidamos de cada um deles. Nenhuma destas partes tem vida isolada, pois é na conexão harmônica entre o espírito, o corpo e a mente que encontraremos o equilíbrio necessário para enfrentar com firmeza, determinação e sabedoria as marcas deixadas pelo tempo.

Nós avançamos sobre o tempo, não é o tempo que avança sobre nós. A nossa realidade é o permanente instante em que desfrutamos do tempo que temos e será tanto melhor quanto mais conhecermos os meandros deste tempo e de suas marcas, sem lamentações, mas também sem resignação; sem medo, mas com respeito pelos sinais; sem receios quanto à necessidade de mudanças de comportamento para melhor enfrentar os novos tempos destas permanentes realidades.

Mas o tempo não poderá ser contado exclusivamente para nossa individual existência, pois damos continuidade a nossa história através de nossa descendência, assim como somos a continuidade genética de nossos pais, também passamos nossa genética aos nossos filhos, com todas as nuanças necessárias para fazer melhor e mais e, assim, imortalizar por tempo indefinido o pensamento, o trabalho realizado e a obra, independentemente da dimensão, de cada um de nós.

A mudança de ano, portanto, é apenas uma forma simbólica de dizermos que o tempo avança e que sempre haverá tempo para mudanças, para estabelecimento de novos parâmetros e para reorganização das idéias. Será sempre o tempo de se dizer obrigado, de se demonstrar gratidão pelo tempo passado e pelas coisas que, boas ou ruins, deixaram necessárias marcas para que se possa fazer correções na trajetória de vida e se ampliar os horizontes de amizade e amor, muitas vezes perdido, mas nunca irrecuperável.

A cada segundo mudamos de ano. É oportuno, então, dizermos que permanentemente podemos dizer que ano-novo é vida nova e desejar a todos, todos os dias do ano, um Feliz Ano-novo.

Consultório
Rua Martiniano de Carvalho, 864 – Cj 907
Bela Vista
Próx. ao Metrô Vergueiro (200m.) e Shop. Paulista (200m.)
São Paulo
Fone: (11) 3481-0197
E-mail: psicoclinicas@yahoo.com.br
Site: http://sites.google.com/site/psicoclinicas/

Anúncios