stressedepressao

A depressão é uma doença afetiva ou de humor, compromete o físico, o humor e o pensamento. O quadro de depressão varia de acordo com a personalidade do indivíduo deprimido, e seus sintomas também variam de pessoa para pessoa, para alguns a depressão se manifesta sem tristeza, sem desânimo e sem choro, enquanto, para outros ela se apresenta sob a forma típica, com tristeza, choro e apatia. Outros ainda podem apresentar sintomas físicos e assim por diante. Crianças deprimidas, em geral, costumam ir mal na escola, ficam rebeldes, irritadas e não se mostram tristes. Embora em todos os casos haja depressão, não se pode comparar sintomas. O estar esgotado pode ser também uma outra forma da Depressão pois é sentir-se sem disposição, energia e capacidade de adaptação para continuar dia após dia a enfrentar os mesmos problemas corriqueiros, falta disposição para enfrentar a monotonia e a constância da vida, para continuar à fazer as mesmas coisas, para suportar as mesmas pessoas, etc.

A pessoa deprimida não quer mais saber das coisas da vida nem da vida dos outros, não se anima mais com aquilo que antes era interessante.
Outro sintoma marcante é a auto-estima, deprimido sempre se vê pior do que os outros ou bem pior daquilo que gostaria de ser. Na depressão a pessoa vê-se péssima, chata, incompetente, etc. Também são negativas suas perspectivas de vida, seu futuro, suas doenças que serão descobertas, a sensação de que a pobreza sem dúvida virá, sua idade e assim por diante. Além da má idéia que de si, ele sofre também com a idéia sobre aquilo que os outros estarão certamente pensando dele. Normalmente acha que os outros estão fazendo um mau juízo sobre sua pessoa.

Características:
– Angústia

– Alteração do sono (insônia)

– Ansiedade

– Tristeza

– Desânimo

– Apatia

– Desinteresse

– Irritabilidade

– Pensamento lento e trabalhoso

– Diminuição da memória

– Dificuldade para resolver problemas antes considerados fáceis

– Tendência à pensamentos negativos

– Pessimistas

– Insegurança

– Auto-estima baixa

– Impotência sexual ou frigidez (falta de energia para o sexo)

Tratamento:
O tratamento consiste num trabalho conjunto entre psicólogos e médicos (psiquiatras). O psiquiatra realizará o acompanhamento medicamentoso, através do uso de anti-depressivos, que são substâncias específicas para a correção do humor ou do afeto; enquanto o psicólogo irá trabalhar com a terapia, auxiliando na adaptação e aceitação ao medicamento, recuperação da auto-estima, insegurança, tristeza, angústia, ansiedade, entre outros.

 

Consultório
Rua Martiniano de Carvalho, 864 – Cj 907
Bela Vista
Próx. ao Metrô Vergueiro (200m.) e Shop. Paulista (200m.)
São Paulo
Fone: (11) 3481-0197
E-mail: psicoclinicas@yahoo.com.br
Site: http://sites.google.com/site/psicoclinicas/

Anúncios